Alimentação e endometriose

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Alimentação e endometriose

Mensagem por ac78 em Sex Out 05, 2012 1:31 pm

Meninas

Ando a ler um livro que se chama "Endo Resolved" de Carolyn Levett, é sobre alimentação e endometriose. Deixo ficar um resumo mas prometo no futuro pôr mais informação.

1) ALIMENTOS A EVITAR COMPLETAMENTE
Açúcar em qualquer forma
Sal processado e caldos de carne
Lacticínios
Trigo( contem gluten) e centeio
Chás( com cafeina) café e alcool
Fritos, margarinas
Leite de soja e produtos fabricados/ derivados de soja
Enlatados e congelados
Produtos processados de carne como salsichas, hamburgueres e carne vermelha

2) COMA MAIS
cereais integrais ( excluindo trigo e centeio) arroz integral, milho
ervilhas, feijões e leguminosas
sementes e nozes( mas não amendoim)
Vegetais: cenouras, cherivia, repolho, beterraba, aipo, nabo, couve de bruxelas, bróculos, couve flor, rabanetes, alface, cebola, alho porro, alho, erva doce, chicória, agrião, feijão verde, pepino, corgete, inhame, batatas
Fruta: maçã, limão, bagas vermelas e roxas, alperces e outras
Peixe

3) ALIMENTOS COM BENEFICIOS PARA OS SISTEMA IMUNITÁRIO
Oleo de côco
Cebola
Chá verde ( descafeinado)
alho cru ou cozinhado levemente
ananás
cenouras
Iogurte "vivo" (???)
sementes
bagas roxas e vermelhas
Ruibarbo
gengibre
feijão, ervilhas e lentilhas.

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Re: Alimentação e endometriose

Mensagem por ac78 em Sab Out 13, 2012 4:54 pm

Meninas acrescento mais informação

SEM GLUTEN

*Muitas mulheres com endo são intolerantes
*Muitas mulheres com endo sofrem de irritação intestinal e eliminando o gluten ajuda a combatê-la ( alguns estudos dizem que eliminando gluten 80% da dor da endo diminui)

Razões possíveis
- hormonas contidas no gluten;- ácido filico que pode travar alguns minerais.

SEM CARNES VERMELHAS

A carne vermelha irá aumentar a produção de más prostaglandinas no corpo que são responsáveis pela dor.
- a gordura da carne contem alto nivel de dioxinas;
- ao ingerirmos carne animal ingerimos ácidos gordos que estimulam a produção de prostaglandinas no corpo, que são em parte responsáveis por caimbras musculares, cólicas uterinas, sinais de dor e inflamação;
- As proteinas animais produzem acido que é um agente inflamatório;

SEM LACTICINIOS

O uso de lacticinios como leite, queijo, manteiga tem os mesmos problemas que os associados ao do consumo da carne.
- são pró-inflamatórios
-não são fáceis de digerir e podem impedir a aceitação de outrso nutrientes
- podem ser a causa da intolerância alimentar que propensiam doenças como a asma, eczema e artrite
- o consumo de lacticínios é um impulsionate de constipação intestinal/obstipação.

A autora refere que o leite mais fácil de digerir é o de cabra, e sugere a ingestão de iogurtes na base do leite de cabra. Apresenta alternativas como lacticinios com base de arroz, nozes ( nozes, amendoas, sementes).

SEM AÇÚCAR

É um produto altamente refinado com concentrados de carbohidratos que têm efeitos negativos nos sintomas de endo.

- aumenta irritação intestinal
- pesquisas revelam que alimentos com alto teor de açúcar irão aumentar as caimbras menstruais e irão agravar o síndrome pré- mesntrual
- é o inimigo nº 1 do movimento do intestino
- suprime o sistema imunológico e causa desequilibrios hormonais


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Re: Alimentação e endometriose

Mensagem por Ângela Costa em Seg Mar 10, 2014 12:44 pm

Há 3 anos que venho fazendo alterações no meu estilo de vida e, principalmente na minha dieta alimentar. Não foi fácil e continua a não ser.
Para que não cause ainda mais stress, as alterações são feitas e foram feitas muito gradualmente e, de forma, a que para o meu marido (o meu maior apoio), não se sinta demasiado privado.

Uma forma fácil de começar a alteração é comprar exageradamente frutas e legumes frescos, isso obriga a come-los antes que se estraguem  Very Happy 
Eu felizmente gosto muito de cozinhar e comecei a criar receitas com legumes que substituíssem os fiambres, presuntos, etc... até o meu pai já é fã Smile
Penso que o açúcar é o nosso principal veneno, mas como sinto falta, faço os meus docinhos, pelo menos não levam açúcar branco, nem corantes ou conservantes.

Introduzi alguns alimentos novos (alho, gengibre, cebola crua, aipo...) e continuo em contínua descoberta.

Acho que está a resultar. Deixei a pílula contínua. Nas primeiras 4 menstruações a dor foi aumentando gradualmente, estive para desistir e voltar a tomar a pílula, mas Deus é grande e fez-me mudar de ideias, e as dores diminuíram na 5 e ainda mais na 6 menstruação... renovou-me a esperança.

Não foi só a alimentação que mudei, faço também exercício físico, tomei suplementos vitamínicos e homeopáticos, tenho carência em vit. D, por isso, tento apanhar sol e faço acupuntura...

Ângela Costa
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Re: Alimentação e endometriose

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